Em passagem histórica por São Borja, Lula revisita legado de Getúlio, Jango e Brizola

 

Ex-presidente esteve no Mausoléu de Getúlio e celebrou a memória das grandes lideranças políticas produzidas pelo Sul do país

 

“Não me acusam, insultam; não me combatem, caluniam, e não me dão o direito de defesa. Precisam sufocar a minha voz e impedir a minha ação, para que eu não continue a defender, como sempre defendi, o povo e principalmente os mais humildes.” 

 

- Getúlio Vargas, em sua carta-testamento. O monumento em meio à Praça XV de Novembro leva gravado as últimas palavras escritas por ele. 

 

Leia mais 

"A caravana serve para conversar com o povo e reconstruir a esperança", diz Lula

Ex-presidente ressaltou que viagem tem como objetivo combater o ódio e cultivar o diálogo

 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou nesta quarta-feira (21) que a caravana Lula pelo Brasil tem como objetivo reforçar o diálogo com as mais diversas regiões do país e auxiliar na reconstrução de um projeto de otimismo e esperança para o Brasil. Em entrevista à Rádio Imembuí, de Santa Maria (RS), Lula ressaltou que é preciso combater o clima de ódio e recuperar a capacidade de se "discordar democraticamente". 

 

Leia mais 

Lula em Santa Maria: "Eles não querem que a gente volte porque o pobre passou a ter direitos"

 

Uma multidão recebeu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no bairro Nova Santa Marta, em Santa Maria (RS), na noite desta terça-feira (20), marcando o fim do segundo dia da caravana Lula Pelo Sul.

 

Durante o ato no bairro, que é exemplo de luta por moradia em Santa Maria, Lula lembrou a importância de programas como o Minha Casa, Minha Vida e afirmou que os investimentos sociais dos governos do PT geram uma onda de ódio na elite brasileira.

 

Leia mais 

Na Fronteira da Paz, Lula discute América Latina com Mujica, Dilma e Correa

Ex-presidente inaugurou etapa sulista da caravana com debate em defesa da retomada da autonomia latino-americana

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta segunda-feira (19) com os ex-presidentes Pepe Mujica, do Uruguai, e Rafael Correa, do Equador, além da presidenta eleita Dilma Rousseff. O encontro, que ocorreu na Fronteira da Paz, em Santana do Livramento, teve como objetivo debater a reconstrução da unidade da América Latina.

 

Leia mais 

“Quem hoje grita contra amanhã vai bater palma porque nós vamos consertar esse país outra vez”

“A direita fascista deveria ter vindo protestar quando criei a Unipampa, porque a elite nunca quis que o pobre tivesse acesso à universidade”, disse Lula; MP questionou visita do ex-presidente à universidade criada por ele

 

Leia mais 

Ex-presidente dá início à agenda de viagens pelo Sul do país com uma visita a Unipampa

O ex-presidente Lula desembarca nessa segunda-feira (19) em Bagé (RS) onde cumpre a primeira agenda da caravana "Lula pelo Sul" visitando a Unipampa, criada por ele em 2008 e que completa dez anos esse ano. 

 

A Unipampa em Bagé foi criada através do programa de Expansão de Universidades Federais que, desde o início do governo Lula e durante o governo Dilma, criou 20 novos campi e 30 institutos federais só no Rio Grande do Sul.

 

Leia mais 

Mensagem aos democratas brasileiros por Boaventura de Sousa Santos

Dirijo-me aos democratas brasileiros porque só eles podem estar interessados no teor desta mensagem. Vivemos um tempo de emoções fortes. Para alguém, como eu e tantos outros que nestes anos acompanhámos as lutas e iniciativas de todos os brasileiros no sentido de consolidar e aprofundar a democracia brasileira e contribuir para uma sociedade mais justa e menos racista e menos preconceituosa, este não é um momento de júbilo. Para alguém, como eu e tantos outros que nas últimas décadas se dedicaram a estudar o sistema judicial brasileiro e a promover uma cultura de independência democrática e de responsabilidade social entre os magistrados e os jovens estudantes de direito, este é um momento de grande frustração.

 

Leia mais 

Carta aberta ao judiciário brasileiro


Excelências, e dirijo-me a todos os magistrados brasileiros, do juiz de primeira instância, no menor, mais pobre e longínquo município, aos Ministros do Superior Tribunal Federal – STF. A minha posição político-ideológica é pública e notória, e aqui declino dela, tentando a neutralidade. Vou além: aqui e só aqui, circunstancialmente, admitirei a culpabilidade do ex Presidente Luis Inácio Lula da Silva. Ouvi atentamente cada minuto do julgamento do recurso impetrado pelas defesas de réus da Lava Jato, entre eles, o ex Presidente, já aludido. Em mais de uma oportunidade ouvi dos Senhores Desembargadores coisas tais como: “juízes não julgam pessoas, mas fatos, punindo os que participaram dos fatos, se ilícitos ou criminosos”, “todos os homens são iguais perante a lei, do mais humilde ao Presidente da República”, chegando à citação do escritor russo  Fiodor Dostoievsky: “não existem homens de bronze, são todos de carne e osso”. Concordo com todas essas afirmações e, a partir delas, indago sobre algumas dúvidas, minhas, suscitadas a partir do que ouvi hoje.

 

Leia mais 

Nossa vitória contra o golpe será nas ruas

Não há nenhuma surpresa na decisão do TRF-4 em manter a condenação do ex-presidente Lula. Mesmo sem provas, os desembargadores optaram por dar continuidade ao golpe em curso no país. Golpe esse que iniciou com a deposição de uma presidenta honesta democraticamente eleita a fim de permitir a implementação de medidas e reformas que retiram direitos e conquistas do povo brasileiro. Agora, de maneira covarde e injusta, criminalizam o principal líder popular do nosso país para impedir que ele possa ser candidato e ter o voto da população a fim de reverter o golpismo e devolver ao povo os seus direitos.

 

Leia mais 

Nota Oficial da Juventude do PT

A cidade de Porto Alegre que foi rompante da Campanha da Legalidade, que garantiu a posse Jango em 61, da conhecida Esquina democrática, palco de tantos atos e manifestações de lutas democráticas e berço do Orçamento Participativo, uma das maiores experiências de participação popular iniciada nas gestões petistas, infortunadamente sediou neste 24 de janeiro de 2018 mais um episódio da farsa judicial movida contra o ex-presidente Lula, no TRF-4.

 

Leia mais 

Por Lula, pela democracia

LUTAR. LUTAR SEMPRE. CONTINUAR LUTANDO

 

Vamos garantir o direito de Lula concorrer à presidência da República, nas ruas e em todos os recantos e cidades do Brasil.

Mesmo quando nos golpeiam, como hoje, vamos lutar ainda mais.

 

Leia mais 

Nota do Partido dos Trabalhadores - Não nos rendemos diante da injustiça: Lula é candidato

O dia 24 de janeiro de 2018 marca o início de mais uma jornada do povo brasileiro em defesa da Democracia e do direito inalienável de votar em Lula para presidente da República.

 

Leia mais 

Julgamento do ex-presidente Lula, acabou o teatro

Acho que seria melhor eu abandonar o magistério jurídico e voltar para criação de cães. Estou verdadeiramente desiludido!

O desembargador vogal disse que acompanha os votos anteriores, os quais elogiou. Elogiou os advogados e o juiz Sérgio Moro. Foi ainda mais "fraco" do que os outros. Parecia que estava dando aula para alunos da graduação (Direito Processual I).

O desembargador vogal falou que há um conjunto de provas de que o “casal Lula” ocultou a propriedade do imóvel, seja a propriedade formal, seja a propriedade informal.  Alguém sabe o que é isso ???

 

Leia mais 

O julgamento de nossa história

Há ocasiões em que os destinos de indivíduos condensam processos coletivos e seculares de aprendizado histórico em um evento singular. Os julgamentos de certos processos judiciais possibilitam - talvez como nenhuma outra circunstância - esse encontro fortuito entre destinos individuais e coletivos em um amálgama que revela as entranhas da história de uma sociedade inteira. Nessas conjunções, as lutas e os sofrimentos de várias gerações ou de toda uma sociedade atingem o seu clímax e o que é julgado não é um homem ou uma mulher específica, mas a própria sociedade como um todo.

 

Leia mais 

Como determinar a prisão do ex-presidente diante do que dispõe a Constituição Federal e o artigo 283 do Código de Processo Penal?


Pelo acórdão do Tribunal Federal da 4ª Região, após o julgamento dos eventuais embargos de declaração da defesa - que não podem reformar a condenação - a prisão do ex-presidente Lula seria automática, como efeito mesmo da condenação. Em se tratando de execução provisória da pena, torna-se dispensável demonstrar a necessidade da prisão do Lula. Assim, a prisão poderia ser efetivada sem análise e demonstração de sua necessidade, conforme dispõe o art.312 do Cod.Proc.Penal. Entretanto, tal execução provisória da pena de prisão, além de ser questionada em face de regra expressa da Constituição Federal (princípio da presunção de inocência), está em frontal antagonismo com a regra do art.283 do Cod.Proc.Penal, que dispõe:

 

Leia mais 

Continuaremos nas ruas lutando por eleições democráticas e em defesa dos direitos do povo brasileiro

Durante toda essa semana, em todo o Brasil e em várias partes do mundo, fomos centenas de milhares de pessoas mobilizadas em panfletagens, aulas públicas, vigílias, marchas, atos, paralisações de estradas e ocupações buscando dialogar e alertar a sociedade para a farsa, travestida de julgamento, que se armava em Porto Alegre e sobre o seu significado: a continuidade do golpe iniciado em 2016.

 

Leia mais 

 

[Français]

Lideranças convocam a militância a organizar frentes de combate  

“Precisamos formar uma frente ampla no Brasil para colocar em prática o debate de um projeto nacional e não podemos baixar as bandeiras de luta”. A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) fez um discurso forte nesta quarta-feira (24) pela manhã na vigília e ato público que iniciou por volta das 10h no acampamento montado pelos movimentos sociais no Anfiteatro Pôr do Sol, em Porto Alegre.

 

Leia mais 

 

Senadora Gleisi Hoffmann quer militância firme na rua


Ao se despedir do povo gaúcho na tarde desta quarta-feira (24), em torno das 14h30, a senadora e presidente do PT Gleisi Hoffmann conclamou a militância para se manter em vigília e não sair das ruas até o final do julgamento do recurso apresentado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, referente ao caxo do triplex do Guarujá. A manifestação foi posterior ao voto do relator desembargador João Pedro Gebran Neto, que aumentou a pena de nove anos e meio para 12 anos e um mês de prisão.

 

Leia mais 

Na véspera do julgamento, Lula mostra garra e ganha apoio popular

Uma imensa mobilização popular, o ato político cultural de apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu cerca de 70 mil pessoas no Centro de Porto Alegre, nesta terça-feira (23) no início da noite. A fala de Lula começou por volta de 19h45, em um palco montado perto do Largo Glênio Peres.

 

Leia mais 

Julgamento de Lula é terceiro ato do golpe, reafirma Dilma durante o Ato das Mulheres pela Democracia

O primeiro ato político desta terça-feira (23) que antecede o julgamento do ex-presidente Lula, em Porto Alegre, foi comandado na manhã, na Praça da Matriz, pelo Comitê de Mulheres Pela Democracia do RS. “O terceiro ato do golpe”, avisou Dilma Rousseff, é a perseguição implacável contra Lula, que não para de crescer na preferência popular e “se antes tinha que ser destruído, agora precisa ser aniquilado”. Ela referiu a fragilidade da acusação que recai sobre o ex-presidente e antecipou que qualquer que seja o resultado do julgamento, depois o Judiciário terá que resgatar sua confiança junto ao povo brasileiro, porque “numa democracia, uma área que não pode se tornar suspeita diante da população é a justiça”, assegurou.

 

Leia mais 

As mulheres sempre estiveram nas ruas

A educadora Judite Dutra participa ativamente dos movimentos de mulheres desde sempre, como ela mesma gosta de dizer. Ás vezes ao lado do companheiro de vida, ex-governador Olívio Dutra, mas dona de uma trajetória própria na luta pelos direitos e empoderamento feminino. Hoje, o dia foi de estar presente no ato das Mulheres pela democracia e pelo direito de Lula ser candidato!

 

Leia mais 

Mulheres ignoram falta de luz e mantém ato de apoio à Lula em frente à Assembleia

 

Mulheres de todos os cantos do Brasil e de países vizinhos, representantes de sindicatos, movimentos sociais e estudantis, partidos políticos, centrais de trabalhadoras e organizações sem fins partidários, lotaram na manhã desta terça-feira (23), o auditório Dante Barone, na Assembleia Legislativa do RS (AL), em Porto Alegre, para o ato "Mulheres pela Democracia". Organizado pelo Comitê das Mulheres pela Democracia, com a presença da presidenta eleita Dilma Rousseff, o ato teve que ser transferido para a Praça Marechal Deodoro, por volta das 10h, após uma falta de energia que já se estendia por 45 minutos.

 

Leia mais 

A cultura mostra sua força em defesa da democracia

 

A ex-ministra da Cultura Anna Maria Buarque de Hollanda participou hoje pela manhã da abertura Tenda da Liberdade de Expressão e Diversidade Cultural com Lula na Esquina Democrática no Centro de Porto Alegre.

 

“Sou testemunha da diferença que foi durante as eras Lula e Dilma, quando as culturas populares estavam inseridas nas políticas de governo. Agora, a área cultural está passando por imensas dificuldades, com problemas de sobrevivência mesmo. Os artistas estão sem trabalho, sob censura, medo e ameaça”, observou Anna de Hollanda, afirmando ainda que o artista e o criador têm o seu trabalho refletindo esta situação.

Para a cantora e compositora, o povo, nas ruas, está começando a sentir os efeitos do golpe, “estão sentindo na pele o desemprego e a perda dos direitos trabalhistas”..

 

Leia mais 

Passageiros de ônibus são submetidos à revista na madrugada

 

Sob a alegação de que seria para proteção dos passageiros e evitar que houvesse infiltrados, os passageiros dos ônibus de Bagé, Don Pedrito e Candiota foram abordados pela Polícia Rodoviária Federal à 1h da madrugada, já nas proximidades de Porto Alegre, para onde se deslocavam em função dos atos em defesa de Lula. De acordo com o olhar apurado da jornalista Angelina Feltrin Quintana, houve exagero na forma de abordagem, numa “inspeção que durou em torno de 30 min”.

 

Leia mais 

Brizola e rede da Legalidade renascem com a mudança da UNE e UBES para Porto Alegre

 

A solenidade de transferência simbólica das sedes da UNE e da UBES para Porto Alegre até a próxima quarta-feira (24) foi marcada pelas lembranças de um episódio marcante na história democrática brasileira. A campanha da Legalidade, liderada pelo ex-governador do Rio Grande do Sul Leonel Brizola em 1961 a fim de garantir a posse do vice-presidente João Goulart após a renúncia de Jânio Quadros, foi citada por todos os convidados como exemplo de resistência democrática diante da ofensiva jurídica e midiática que tenta impedir a participação do ex-presidente Lula no processo eleitoral de outubro. Não bastasse o simbolismo do evento, a data marca os 96 anos do velho caudilho Brizola.

 

Leia mais 

Lula vem a Porto Alegre, afirma Gleisi em coletiva de imprensa

As atividades desta segunda-feira (22) em Porto Alegre, que iniciaram a semana que precede o dia 24 de janeiro, quando ocorrerá no TRF4 o julgamento do recurso da defesa do ex-presidente Lula, foram avaliadas como altamente positivas e de excelente mobilização pelos representantes dos partidos de esquerda, centrais sindicais e movimentos sociais organizadores dos atos de resistência. Em entrevista coletiva realizada na Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras do RS (Fetrafi), a presidente​ ​nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), senadora Gleisi Hoffmann, disse que o êxito deste primeiro dia deve-se à enorme mobilização de todos os envolvidos.

 

Leia mais 

Dirigentes de diversos países condenam uso político da justiça contra Lula

O evento ¨Diálogos Internacionais sobre Democracia¨, promovido pelas fundações Perseu Abramo, do PT, e Mauricio Grabois, do PC do B, reuniu centenas de participantes de diversos países, principalmente da América do Sul. A iniciativa dentro da jornada da democracia e pelo direito de Lula ser candidato, visa dar visibilidade ao crescente apoio internacional ao ex-presidente e contra o uso político da justiça no Brasil. Manifestantes de 31 países já se posicionaram condenando a tentativa de impedir Lula de concorrer.

 

Leia mais 

 

[Deutsch]

“Quem está sendo julgado é o Poder Judiciário”, diz Stédile

“Do ponto de vista da Frente Brasil Popular, é claro que o povo brasileiro está torcendo para salvar o judiciário, porque não é o Lula que está no banco dos réus, é o Poder Judiciário”, afirmou o líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Jão Pedro Stédile, em coletiva na cidade de Porto Alegre (RS) nesta segunda (22).

 

Leia mais 

Em defesa da democracia, UNE e UBES transferem sede para Porto Alegre

Estudantes repetem feito de 61, quando construíram a Campanha da Legalidade, e, diante do julgamento do ex-presidente Lula, reafirmam sua posição em defesa de sua candidatura em 2018.

 

Leia mais 

Diálogos Internacionais sobre a Democracia inicia atividades em defesa de Lula


Mais de 400 pessoas lotaram o auditório da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras do RS (Fetrafi), no Centro de Porto Alegre, para a realização dos Diálogos Internacionais sobre Democracia, na manhã desta segunda-feira (22), que integra a agenda do #Com Lula em POA. A ex-presidenta Dilma  Rousseff chegou às 11h50 e foi recebida com palavras de ordem pelos presentes. Os representantes dos sindicatos e partidos de esquerda argentinos saudaram a ex-presidenta com o coro: “Atención, atención! Dilma te saludan los soldados de Perón”. Além dos argentinos, representantes de entidades políticas e sindicais de vários países da América Latina e da Europa participam do encontro.


Leia mais 

Instituto Declatra lança Enciclopédia do Golpe em ato em defesa de Lula na capital gaúcha

O Instituto Defesa da Classe Trabalhadora (Declatra) lançará, em Porto Alegre, na quarta-feira (24), às 10 horas, a Enciclopédia do Golpe – volume 1 – em ato em defesa do ex-presidente Lula. Em encontro informal com os autores, no anfiteatro Pôr do Sol, no acampamento da Frente Brasil Popular, o objetivo é reforçar as denúncias de abuso de poder, arbitrariedades do judiciário e seletividades. 

 

 

Leia mais 

Caminhada em defesa da democracia já reúne mais de dois mil manifestantes


A caminhada do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e da Via Campesina começou, na manhã desta segunda-feira (22), na BR-290, no trecho da Ponte do Guaíba, em direção à Porto Alegre, tendo em sua linha de frente as mulheres do Movimento e da Secretaria Estadual de Mulheres do Partido dos Trabalhadores (PT).

São mais de dois mil integrantes do movimento, de 13 municípios gaúchos como Sarandi, Pontão, Pelotas, Hulha Negra, Bagé, Piratini, Cruz Alta, Palmitinho e Jóia que farão um percurso a pé de mais de sete quilômetros, em direção à Porto Alegre para esta caminhada pela democracia e pelo direito do ex-presidente Lula ser candidato à presidência da república.

 

Leia mais 

Cultura fará manifestação no Lago Glenio Peres pelo direito de Lula ser candidato

 

Cantora e compositora Ana Cañas, o cantor Chico César e a ex-Ministra da Cultura Ana de Hollanda participarão das atividades culturais ao lado de artistas gaúchos e de todo Brasil que chegam com a caravana da cultura.

 

Às 10h da terça-feira, 23, será inaugurada a Tenda da Liberdade de Expressão e da Diversidade Cultural com Lula, no Largo Glenio Peres. O espaço abrigará, ao longo do dia, manifestações culturais de diversos artistas em defesa da democracia e do direito de Lula ser candidato. Já estão confirmadas na programação, as presenças da cantora Ana Cañas, do cantor Chico César e da ex-ministra da Cultura Ana de Hollanda.

 

Leia mais 

Ato de Juristas e Intelectuais em Defesa da Democracia

 

O olhar técnico sobre o ‘Caso do Triplex’
 
Dia 22 de janeiro, às 18h, na FETRAFI

 

Referências indiscutíveis em suas áreas profissionais, juristas e intelectuais brasileiros com projeção internacional vão compartilhar publicamente seu conhecimento técnico aplicado à análise da sentença da ação penal conhecida como o “Caso do Triplex”. Será na próxima segunda-feira, dia 22, em evento no auditório da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras do RS (Fetrafi), em Porto Alegre.

 

Leia mais 

 

População de Tramandaí tem aula pública em defesa da democracia brasileira


Em Tramandaí foi realizada na Praça da Tainha, no centro da cidade, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, nesta sexta-feira (19), uma aula pública em Defesa da Democracia. O evento integra as atividades preparatórias dos dias 22, 23 e 24 deste mês, que culminam com o julgamento do recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na manhã da próxima quarta-feira, no TRF4. A diretora do Sindicato dos Bancários do Litoral Norte - um dos organizadores do ato -  Deise Menezes, disse que a aula levou para a comunidade de Tramandaí a possibilidade de ser discutida a fragilidade do processo que julga o ex-presidente Lula sem provas e  sem competência processual.

 

Leia mais 

 

Entidades anunciam local de acampamento, acordo para segurança e possibilidade da vinda de Lula

 

 Em coletiva, realizada na tarde desta sexta-feira (19), líderes da Frente Brasil Popular RS anunciaram um acordo fechado com órgãos de segurança pública do Estado para garantir “a paz” durante as manifestações em Porto Alegre, o local - também acordado - para a alocação do acampamento e vigília programados pelos movimentos sociais e, ainda, a grande probabilidade da presença do ex-presidente Lula no ato dia 23, às 18 horas na Esquina Democrática, no centro da capital gaúcha.
 Segundo o vice-presidente do PT/RS, Carlos Pestana, há uma forte expectativa das entidades organizadoras e a “enorme vontade” do próprio Lula em estar aqui em, pelo menos, uma das várias manifestações preparadas para os dias 22, 23 e 24. “A ideia é que ele participe deste ato do dia 23 em Porto Alegre e volte para São Paulo a fim de participar das atividades na Avenida Paulista”, informou Pestana. 


Leia mais

Cartunistas gaúchos levam ao povo a arte com uma lição de democracia

Num final de tarde descontraído, cartunistas da Associação de grafistas do RGS (GRAFAR),  reuniram-se  para lançar a exposição O Cartum Contra Ataca. A exposição iniciada na última sexta-feira (19), poderá ser visitada até o final do mês,  no espaço cultural e café, Nossa Cara, situado na Rua Felipe Camarão, bairro Bom Fim. Organizada e idealizada pelo cartunista Eugenio Neves, da GRAFAR a exposição reúne obras datadas de 2002 de diversos cartunistas gaúchos como Kayser, Santiago, Schroder, Halls, Edgar Vasques, e tantos outros renomados profissionais do desenho. 


Leia mais

Segmento cultural organiza agendas para realização de atos em Porto Alegre

 

Artistas gaúchos de diversos segmentos culturais se reuniram na noite da quarta-feira (17), na Casa de Cultura, em Porto Alegre, com o objetivo de organizar e unificar suas agendas para a próxima semana. A cidade será premiada com uma série de shows e apresentações de música, teatro, oficinas e outras atividades culturais e de arte como forma de convidar os cidadãos da capital, do estado, do país e até mesmo do exterior a participarem dos atos em defesa da democracia e pelo direito de Lula ser candidato a presidente. As atividades começam nesta sexta-feira (19), e quem ganhará é a cidade de Porto Alegre com uma participação maciça de artistas que doarão seu trabalho até o final do julgamento do ex-presidente, no próximo dia 24 de janeiro.

 

Rossetto afirma que a primeira Caravana de Lula como candidato a presidente será no RS

 

O pré-candidato do PT ao governo do estado do Rio Grande do Sul, Miguel Rossetto, participou do lançamento do Comitê de Porto Alegre em Defesa da Democracia e pelo Direito de Lula ser Candidato à Presidência da República, no final da tarde da quarta-feira (17/1), na Rua Tuyuti, 113, entre as Ruas Avaí e André da Rocha, no centro da capital gaúcha. Rossetto afirmou que a primeira Caravana de Lula como candidato a presidente será no Rio Grande do Sul. Além do pré-candidato, do presidente do PT de Porto Alegre, Rodrigo Dilelio e do ex-prefeito da Capital, Raul Pont; a atividade contou  com a presença de dezenas de militantes do Partido dos Trabalhadores de demais organizações de esquerda.

 

Leia mais

 

Frente Brasil Popular abre cadastramento para imprensa para atos pró-Lula 

 

A comunicação da Frente Brasil Popular no Rio Grande do Sul abriu o credenciamento para a imprensa acompanhar as atividades anteriores e durante o julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Porto Alegre, entre os dias 22 a 24 de janeiro.

 

O credenciamento pode ser realizado no site www.comlulaempoa.com.br ou pelo link  http://www.comlulaempoa.com.br/credenciamento-imprensa. Deverão se credenciar veículos de imprensa, blogueiros, representantes de sites e portais de notícias, assessorias de imprensa das entidades que fazem parte da Frente Brasil Popular e da Frente Povo Sem Medo, além das assessorias de imprensa dos convidados. As credenciais deverão ser retiradas a partir das 8h30 da manhã da segunda-feira (22/01) na Central de Imprensa, localizada no 4º andar da Fetrafi (Rua Cel. Fernando Machado, 820 - Centro Histórico, Porto Alegre).

 

O credenciamento encerra no sábado (20), às 16h. Informações detalhadas podem ser solicitadas pelo e-mail imprensafbprs@gmail.com.

 

Contatos:

Ana Flavia – (011) 99690-3298

Dica Sitoni – (051) 99376-4674

Eliane Silveira – (051) 99643-1313

 

Bloco da Democracia convocou população de Porto Algre para defender a candidatura de Lula 

 

Levante Popular da Juventude, MTD, MAB, MST, FEAB e MPA estiveram no bairro Humaitá dialogando com a população nesta quarta-feira

 

O bairro Humaitá, na cidade de Porto Alegre, contou com a presença de uma manifestação criativa e cultural, nesta quarta-feira. O Bloco da Democracia passou pelas ruas do bairro chamando a atenção e convidando a população a se somar nas atividades da próxima semana em que Lula é julgado no TRF4, na capital gaúcha. 

 

Em torno de 100 jovens estavam compondo a cortejo artístico com palhaços e a personagem Madame Sabe-Tudo. A batucada também esteve presente e entoou músicas em defesa da democracia e o direito de Lula ser candidato.

 

 

Atividades dos dias 23 e 24 serão marcantes na defesa da democracia do povo brasileiro

 

Nesta quarta-feira (17), representantes de partidos e Movimentos Sociais participaram de uma coletiva de imprensa, na sede da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetrafi), em Porto Alegre, para falar sobre os Atos que acontecerão nos próximos dias na cidade, em função do julgamento do ex-presidente Lula pelo TRF4.

 

Leia mais

 

Porto Alegre será novamente a capital da democracia na próxima semana

 

Uma convocação geral foi feita nesta terça-feira (16) pelo vice-presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, o ex-ministro da saúde, Alexandre Padilha, em Porto Alegre, para que esta cidade se torne novamente a ‘capital da democracia’ ao receber milhares de pessoas que vão acompanhar o julgamento do recurso da defesa do ex-presidente Lula em segunda instância, no caso do triplex do Guarujá (SP), pelos juízes do TRF-4. Em transmissão direta, ao vivo, pela Rádio da Legalidade e pela rede social Facebook, Alexandre Padilha fez uma chamada para as pessoas que optaram pela democracia, que apoiam Lula e lutam por melhores condições de vida, que estejam em Porto Alegre, para fortalecer os movimentos sociais e partidos políticos que defendem essa causa, e aqui estão organizando as atividades. Destacou que representantes de movimentos sociais de outros países do mundo estarão aqui na capital gaúcha, para acompanhar o julgamento e somarem-se às vozes que defendem a democracia.

 

Leia mais

 

Agendas unificadas reforçam mobilizações na defesa da democracia e pelo direito de Lula ser candidato

 

Os representantes das mais de 20 organizações que participaram da reunião da Coordenação do Comitê Popular Porto Alegre, nessa terça-feira (16) na Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação do RGS (FTIA/RS), acertaram suas agendas de mobilizações para as atividades conjuntas dos dias 22, 23 e de 24 de janeiro, data do julgamento no TRF4, em Porto Alegre, do recurso da defesa do ex-presidente Lula em segunda instância no caso do triplex do Guarujá (SP). "Foi uma reunião de trabalho para afinar as agendas e unificar os atos em defesa da democracia, do direito de Lula ser candidato, contra a reforma da previdência e este governo golpista", resumiu o presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) de Porto Alegre, Rodrigo Dilelio.Mais de 20 organizações de movimentos partidários, sindicais, sociais e de estudantes participaram da primeira reunião da Coordenação.

 

Leia mais

 

A esperança e a experiência se juntam nos apoios do grupo da velha guarda de militantes da esquerda

 

Em Porto Alegre, um grupo da chamada velha guarda da militância política de esquerda resolveu se reunir e manifestar publicamente seu apoio à democracia e ao direito do ex-presidente Lula concorrer a presidente da República, em outubro deste ano. São pessoas que estiveram presentes nas lutas da resistência ao golpe de 1964 e que agora, novamente, estão juntas para acompanhar o julgamento de Lula, no TRF-4, no dia 24 janeiro. Carinhosamente chamados de a ala dos “cabeças brancas”, eles querem usar toda sua  experiência, de anos de militância política, nas atividades marcadas para o dia 22 e 23, em Porto Alegre.

 

Leia mais

 

Ato em defesa da democracia e pelo direito de Lula ser candidato mobilizou centenas de participantes em Porto Alegre

 

O calor intenso que assolou a capital gaúcha, do último sábado (13), não foi suficiente para afastar as centenas de pessoas que participaram do Dia Nacional de Mobilização em defesa da Democracia e do direito de Lula ser candidato, no Parque da Redenção, em Porto Alegre. Na ocasião, um grande número de militantes de partidos políticos e dos Movimentos Sociais integrantes da Frente Brasil Popular (FBP), estiveram participando do lançamento do Comitê Popular Municipal que marcou o início de um calendário de atividades previstas de agora até o próximo dia 24 de janeiro, data do julgamento do recurso de Lula no TRF4. Mais de 600 comitês pela defesa da Democracia já foram abertos em todo o Brasil.

 

Leia mais

 

Coletivo de combate ao racismo do Partido dos Trabalhadores do RS se insere na luta pela democracia

 

Participar de todas as atividades previstas nos atos programados é o objetivo do coletivo da Secretaria de Combate ao Racismo do Partido dos Trabalhadores, que se  reuniu  na noite dessa quinta-feira (11), em Porto Alegre. Em discussão, a participação dos negros  nas manifestações em favor da democracia que acontecerão na cidade a partir do dia 22 de janeiro. Diversos movimentos  do Coletivo do estado e do país estarão se engajando de forma articulada, e mobilizados nacionalmente contra retrocessos impostos pelo atual governo.

 

Leia mais

Amor e solidariedade ao povo brasileiro é o que move cidadão a fazer greve de fome

 

A greve de fome iniciada na última quarta-feira (10), em frente à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul pelo carioca Richard Faulhaber, segue até o próximo dia 24.  Ele é servidor aposentado da Secretaria Municipal da Fazenda do Rio de Janeiro, e chegou a capital gaúcha junto de sua companheira, Marcia Alves Vilella. O objetivo é de prestar solidariedade ao povo brasileiro e ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

 

Leia mais

 

Nova Santa Rita convoca militância e trabalhadores para ocupar Porto Alegre em Defesa da Democracia

 

Com a participação da Prefeita Municipal, Margarete Simon Ferretti, do Deputado Federal Dionilso Marcon (PT), além de lideranças locais, o presidente do Partido dos Trabalhadores de Nova Santa Rita, Herotildes Silveira, reuniu sua militância com o objetivo de organizar sua participação nas atividades em defesa da Democracia, e do presidente Lula que acontecerão nos dias 23 e 24 de janeiro em, Porto Alegre. A palavra de ordem no evento era:  Lula é do Povo, e Defender Lula é Defender a Justiça e a Democracia.

 

Leia mais

 

Rádio Democracia reunirá a maior rede de radiodifusão do Brasil para atuar na cobertura do julgamento ex-Presidente Lula

 

Um grupo de jornalistas e radialistas se reuniu na noite de quarta-feira (10/1), no bar Carmelita, em frente ao Largo Zumbi de Palmares, no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, com objetivo de  intensificar os trabalhos para colocar a Rádio Democracia no ar. O coordenador da iniciativa, Jerry de Oliveira, que está em São Paulo,  informou  que o site www.radiodemocracia.net.br entrará no ar a qualquer momento, falta apenas a finalização do registro do domínio para que a plataforma esteja disponível.

 

Leia mais

Tarso Genro afirma que julgamento de Lula será o julgamento da própria Constituição brasileira

 

O ex-governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, afirmou na manhã desta quinta-feira (11/1) que o julgamento do ex-presidente Lula, no dia 24 de janeiro, no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre, será o julgamento da própria Constituição Brasileira e do direito à ampla defesa. Tarso considera  nulo o processo contra o ex-presidente Lula, pois foi instalado por uma jurisdição nacional que ninguém detém pela Constituição Brasileira.  "Este processo faz parte de uma modelagem para formar um regime de exceção no Brasil e se trata de uma perseguição judicial para anular uma liderança política”, advertiu o ex-governador.

 

Leia mais

 

 

São Leopoldo lança Comitê em Defesa da Democracia e terá caravana para acompanhar julgamento de Lula 

 

No próximo sábado, dia 13 de janeiro, será lançado o Comitê de São Leopoldo em Defesa da Democracia e do Direito de Lula ser Candidato a Presidente da República. A atividade será seguida de uma caminhada pela Rua Grande, com saída prevista para as 10 horas e concentração a partir das 9h30min, em frente à Câmara Municipal de Vereadores.

 

Leia a matéria completa

 

Canoas se mobiliza em defesa de Lula ser candidato

 

Município de Canoas formou grupo de militantes para distribuição de material em defesa da Democracia e do Direito do ex-presidente Lula concorrer à presidência da republica nas próximas eleições. O grupo foi criado após deliberação do diretório ampliado do Partido dos Trabalhadores do município na ultima segunda-feira (08).

 

Leia mais

 

 

CHEGA DE INSULTO!!
O JULGAMENTO PRECISA SER SUSPENSO

 

Jandira Feghali*

 

Golpe após golpe o país parece ter se acostumado à falta de normalidade democrática.  Já se vão quase 2 anos de um governo alçado a esta posição por meio de um processo eivado de injuridicidades. A cada dia somos surpreendidos por nova investida contra a democracia. Insultos que se seguem e agridem aos que sempre se posicionaram em favor da soberania do voto e do regime democrático.


O que está em jogo agora pode aprofundar o caminho da ruptura democrática ou estabelecer a possibilidade de retorno ao que preceitua nossa Constituição. O que está em jogo é algo tão precioso que não podemos silenciar.

 

Leia aqui o artigo completo

 

 

Manifestantes pedem  ao TRF da 4ª Região que interrompa o golpe

 

Um grupo de cerca de 50 apoiadores do ex-presidente Lula fez uma manifestação relâmpago por volta do meio-dia desta segunda-feira (8/1), em frente ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre. Além de estender uma faixa de 40 metros com os dizeres “TRF4 INTERROMPA O GOLPE”, os manifestantes deram boas vindas aos servidores, aos funcionários terceirizados e aos magistrados que estão retornando hoje ao trabalho, após o período de recesso do Judiciário. 

 

Leia mais

 

"A diversidade não impede a unidade da esquerda na defesa da democracia”. Entrevista com Guilherme Boulos

 

Cotado como candidato do PSOL à Presidência da República, Guilherme Boulos recusa-se a alimentar a inútil polêmica sobre a desunião da esquerda em 2018. A existência de diferentes candidaturas do campo progressista não representa uma ameaça à unidade e tampouco invalida uma aliança no segundo turno, avalia o coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto.

 

Leia mais

 

 

Apoio e solidariedade a Lula crescem de norte a sul do Brasil

 

De norte a sul do Brasil, crescem a cada dia o apoio e a solidariedade ao ex-presidente Lula, que será julgado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, no dia 24 de janeiro, em Porto Alegre. Neste sábado (6/1), durante reunião em Santana do Livramento, foi lançado o Comitê Regional da Fronteira Oeste em Defesa da Democracia e pelo Direito de Lula ser candidato a Presidente da República. 

Leia mais

 

Balneário Pinhal se mobiliza em defesa da democracia

 

Atendendo o apelo popular de que eleição sem Lula é fraude, militantes do Partido dos Trabalhadores do Balneário Pinhal, litoral norte, já prepararam seu Comitê em Defesa da Democracia, a ser inaugurado no próximo dia 13, data nacional de mobilização em defesa do direito do ex presidente Lula concorrer à presidência da república.

Leia mais

 

Petistas denunciam chefe de gabinete do presidente do TRF4

 

A chefe de gabinete do presidente do Tribunal Regional Federal da 4a região, desembargador Carlos Eduardo Thompson Lenz, usou as redes sociais para pedir a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em mais um capítulo que mostra a total falta de parcialidade e desrespeito à lei orgânica da magistratura, Daniela Tagliari Krelin Lau pediu aos seus seguidores que assinassem uma petição para que o mesmo tribunal onde trabalha condenasse Lula.

 

Leia mais

 

Livro de renomados Juristas desmascara a Farsa da Lava Jato e e mostra a clara perseguição a Lula

 

O livro “Comentários a uma sentença anunciada – processo LULA” foi publicado em agosto de 2017. É uma obra que exige fôlego para sua leitura: são 108 artigos curtos, de quatro a seis páginas em sua maioria, escritos por um total de 122 advogados, professores de direito, juristas, procuradores e defensores públicos. De forma contundente os artigos questionam variados aspectos considerados equivocados ou ilegais da sentença anunciada em 12 de julho de 2017 pelo juiz Sérgio Moro.

 

Leia mais

 

Cresce a cada dia as contribuições para a VAKINHA em defesa de Lula e da Democracia

 

A “vakinha” organizada pela Frente Brasil Popular com objetivo de custear a organização de atividades e atos políticos em apoio ao ex-presidente Lula, que será julgado pelo Tribunal Regional federal da 4ª Região, no dia 24 de janeiro, em Porto Alegre, cresce a cada dia. Até o final da tarde do sábado (6/1), a  arrecadação já havia ultrapassado os R$ 75 mil reais. O dinheiro será utilizado nas despesas de infra-estrutura e logística das atividades que estão sendo organizadas na capital gaúcha.  Nos próximos dias, Porto Alegre receberá caravanas de apoiadores saídas  dos mais  diversos municípios do país e de diferentes estados do Brasil. 

 

Leia mais

 

Judicialização é armadilha contra a democracia

 

Por Emir Sader

O Brasil deixou de ser uma democracia quando o judiciário deixou de cumpriu sua função de zelar pelo Estado de Direito. Quando o Legislativo perpetrou o maior golpe contra a democracia, desrespeitando o voto popular e tirando o mandato delegado pelo povo a uma presidenta, sem nenhum argumento constitucional que o justificasse.. Leia mais

“Lula será protagonista absoluto nas eleições, seja condenado ou não”, diz jurista Carol Proner

 

A professora de direitos humanos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (URFJ), Carol Proner, organizadora de uma coletânea de artigos que analisam a sentença do caso do tríplex, veio especialmente a Porto Alegre (RS) para acompanhar as manifestações sociais contra as arbitrariedades no julgamento de Luiz Inácio Lula da Silva, que tramita no Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região, na capital gaúcha. Leia mais

PT de Campo Grande prepara caravana para POA e abre 10 comitês

 

O PT de Campo Grande deu início às preparações para a caravana que irá à Porto Alegre no dia 24 de janeiro para montar vigília em defesa do ex-presidente Lula, quando ocorrerão manifestações de militantes, populares e lideranças de todo o país na porta do Tribunal Regional Federal da 4a região Leia mais

 

Cristina Kirchner: “A vitória de Lula é o fracasso do golpe”

 

A ex-presidenta da Argentina Cristina Kirchner denunciou o uso do lawfare – prática de uso de armas jurídicas a fim de perseguição política – contra lideranças de esquerda latino-americanas, incluindo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

 

“Reorganização do aparato judicial, acusações com muito impacto e pouca consistência e, o mais importante, uma imprensa que tome lado na causa”, declarou Cristina por meio de suas redes.

Leia mais